Buscar
  • Hamilton Zambiancki

Como se dar bem em sessões de fotos urbanas - parte 1

Atualizado: Jul 22


Os grandes centros urbanos como cenários para sessões fotográficas já foram tendência e estão se tornando realidade e a principal pedida dos casais. Sobretudo, é preciso saber como aproveitar cada um dos locais que uma cidade proporciona, da melhor forma. Utilizar bem os espaços, as luzes e até a circulação das pessoas pode ser fundamental para criar imagens impactantes.


E a gente decidiu dar sete (07) dicas de como se dar bem em ensaios de fotos urbanas com casais. Seja um pré-wedding, um pós casamento, ou até mesmo um ensaio fotográfico de casal em "fora de época".


Confira aí as três primeiras dicas:


ESCOLHENDO O MELHOR DIA DA SEMANA

A primeira dica para quem está pensando em um ensaio em pleno centro de uma grande cidade é escolher bem o dia da semana que será realizado. Isso porque a quantidade de carros e pessoas que estão transitando pode interferir na forma em como os casais irão se comportar e, claro, no resultado final do ensaio.


Por isso, o primordial é que vocês conversem entre si [casais e profissional], para que, juntos, possam entender de fato o que desejam para esta sessão. Com isso, ambos poderão analisar em conjunto quais os dias mais interessantes de acordo com a proposta do ensaio fotográfico.


ESPONTANEIDADE

Um fator que tem estado em voga para uma sessão pré casamento, ou até mesmo para os ensaios fotográficos de casais - e isso se encaixa mais ainda em sessões urbanas - é, sem dúvidas, fazer fotografias espontâneas do casal.


E é difícil conseguir a tão sonhada espontaneidade? Não! Mas para isso é preciso estar à vontade com o ambiente escolhido. Uma sugestão é manter uma aproximação entre vocês [casal e fotógrafo], desde bem antes do dia marcado para as fotos. Conversarem e busquem estabelecer um confiança entre as duas partes. Uma dica é aproveitar a internet para isso, com chamadas de voz e as vídeoconferências? Principalmente porque nos dias atuais, tudo tem se resolvido por WhatsApp. Seja qual for a forma escolhida, o mais importante é que estejam sempre em contato um com o outro, tirando dúvidas, conversando sobre a proposta sugerida, apresentando alternativas e deixando o clima entre as duas partes com mais confiança.


Depois dessa etapa, no dia da sessão de fotos, a primeira coisa a se fazer é sentir o espaço que escolheram juntos. O fotógrafo certamente estará tranquilo, mas o casal precisa passar pelo momento de adaptação ao ambiente junto com o profissional de foto. E, casal, caso haja dificuldades, não hesite em compartilhar com o fotógrafo. Isso ajudará com que ambos estejam mais cômodos para poderem começar a fotografar. Essa será a oportunidade de observarem, juntos, se o local realmente será o melhor. Caso não seja, não perca tempo e pule para o plano B, ou a próxima locação do roteiro que vocês desenharam.


ROTEIRIZE SUA SESSÃO FOTOGRÁFICA

Trabalhar a fotografia de casal usando os centros urbanos como cenário é, sim, desafiador. E um dos desafios é, sem dúvida, escolher os pontos certos para a captura das imagens. Então, escolham juntos dois, ou três pontos da cidade e sigam este roteiro.


A escolha deve mesclar dois fatores: lugares que em algum momento fez parte da história do casal, que tenha a ver com certos valores e as ideias do casal e, sobretudo, manter o cenário macro "ensaio urbano". A roteirização antecipada da sessão fotográfica é importante para identificar pontos específicos do local, além de ajudar a um planejamento prévio para a composição fotográfica.


Para conseguir fazer essa mescla, é interessante que o fotógrafo tenha realizado uma pesquisa conceitual e conhecido mais o casal. Feito isso, ao casal vale ratificar: pode valer a pena arriscar nas indicações e sugestões do fotógrafo.


Mas não é só isso que garante que uma sessão fotográfica em pleno grande centros urbanos seja incrível. Por isso, nós estamos preparando um próximo post com mais quatro dicas de como se dar bem em sessões de fotos urbanas. Então, fiquem ligados!


12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo